sexta-feira, 13 de julho de 2012

Oferta de Amor!



          Ultimamente as pessoas ficam muito incomodadas quando a Igreja fala sobre oferta, mas não levamos em conta de que ofertar à Deus vai muito além de valores financeiros. Ofertar à Deus significa também, doar-se, ajudar ao próximo, ter zelo pelas coisas de Deus, ofertar nossa vida em missão, ofertar nossa vida para Jesus.
          Jesus não exige muito para que possamos ofertar nossa vida. Ele nos quer do jeito que somos, com nossas fraquezas e nossas limitações, pois ele conhece nosso limite. Se formos esperar para amar ao Senhor somente quando alcançarmos a perfeição, não iremos amá-Lo então. Pois ao contrario do que pensamos, a ordem é inversa, "amar a Deus para buscar a perfeição e não, ser perfeito para poder amar a Deus.
           Jesus quer nosso coração e em cada passo de nossa caminhada ele quer nos aprimorar. Mesmo no abismo ele quer que O amemos. Ele não quer nossas virtudes, para que isso não aumente nossas virtudes. Ele quer nossas misérias, para que não duvidemos de Sua Graça.
            As vezes almejamos algo, mas ainda estamos em tempo de reflexão, achamos que estamos dando o máximo, quando na verdade não estamos fazendo nada.
           Ter a certeza de ouvir a voz do Bom Pastor (muitas vezes sacerdote e coordenador) e ver nele o exemplo de fé e esperar que ele dê testemunho de vida, sem levar em conta as limitações dele e sim buscar viver o Cristo que ele prega.
            Transformar nossa vida, cobrando sempre nossas atitudes e nossos momentos de reflexão com o Senhor. Nossa fé depende do "sim" que damos para Deus nos momentos difíceis e do "não" que dizemos para aquilo que não agrada ao Senhor. Mas o que importa mesmo é a maneira com que as coisas do Senhor.
            Quanto mais amarmos, mais seremos de Deus. Quanto menos amarmos, mais teremos tendência ao pecado.
            Se buscamos o Amor de Deus, não devemos guardá-lo somente para nós, esse Amor deve ser partilhado. Ofertar a vida para Deus é também ofertar Amor ao próximo.


Baseado na partilha de Maria Tereza. Madrugada de 09 para 10/07/2012             

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Lectio Divina



A Palavra de Deus se opõe à tua vontade enquanto não te tornar artífice de tua salvação. Na medida em que tu mesmo fores o teu inimigo, também a Palavra de Deus o será. Torna-te amigo de ti mesmo e também a Palavra de Deus estará em harmonia contigo” (Santo Agostinho - Sermão 110,3).

Glórias a Deus pelo aprendizado que nos propõe a cada semana.

"E o Verbo se fez Carne e habitou entre nós".(Jo 1,14) O singnificado desta frase vai muito além de um fato histórico. Deus quer se fazer carne em nossa vida, deixar de ser somente uma pessoa comentada, mas Deus quer ser vivido e testemunhado. Mas como poderemos testemunhar um Deus que nem sequer fazemos o esforço de conhecer?
        Para conhecer Deus, são necessários alguns passos básicos: Leitura, meditação, oração e Contemplação.
        Leitura: Não se resume apenas em "passar os olhos" e ver o que esta escrito. É aprofundar-se na Palavra de Deus, sem interrupções e se preciso releia quantas vezes achar necessário, é fundamental interiorizar nosso pensamento para a leitura, para que Deus possa também habitar em nosso interior. Faça uma boa Oração clamando o Espirito Santo antes de começar a ler.
Obs. fica a sujestão de Desligar aparelhos eletronicos, (celular, computador, etc) para melhor se aprofundar.
        Meditação: Nesse ponto, precisamos refletir sobre a leitura, ver os aspectos locais, as pessoas que são citadas no texto, o evento ocorrido, os motivos que levam a tal acontecimento, e devemos principalmente nos posicionar conforme os personagens (ver com os olhos de cada um). São passos simples para poder meditar o que o Senhor quer nos apresentar.
         Oração: Faça uma breve orção sobre a Palavra que foi Meditada. Permita-se ser influenciado pelo Senhor de uma forma que te faça sentir a realidade do texto meditado. Ponha suas palavras e seu coração em total sintonia com Cristo.
          Contemplação: "O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado e as nossas mãos têm apalpado no tocante ao Verbo da vida, porque a vida se manifestou, e nós a temos visto; damos testemunho e vos anunciamos a vida eterna, que estava no Pai e que se nos manifestou -." (1Jo 1,1-2). Conhecer a Sagrada Escritura é conhece o próprio Cristo.  A palavra Meditação, que em latim significa Vistoria, deve ser bem utilizada na Leitura Orante da Palavra.
        Quanto mais nos aprofundarmos na contemplação da Palavra de Deus, ficamos mais comprometidos com as verdades do Reino. Quando examinamos alguma coisa, procuramos prestar atenção a tudo, nos empenhamos em não deixar nada passar. Ter um coração contemplativo, também requer dedicação para que a Graça não passe despercebida e assim com o tempo, vamos descobrindo qual é a vontade de Deus sobre nossa vida. Examinai as Escrituras porque julgais ter nelas a vida eterna; ora são elas que dão testemunho de mim(Jo 5,39).

Tenha uma Boa Leitura!


Baseado na Partilha de Joe Alvarenga e Thaise Oliveira. Madrugada de  de 02 para 03/07/2012