quarta-feira, 27 de junho de 2012

Em que Monte você está?

Clube do monte

Jesus em sua simplicidade, subia ao monte para ensinar. Jesus em sua humildade, subiu o monte para chorar. Jesus em sua obediência, subia ao monte para orar e ouvir o Pai. Mas o que mais deixou de ensinamento para a humanidade, foi quando subiu ao monte para romper com a culpa que caia sobre os homens. Jesus nos ensinou a subir ao monte quando se transfigurou, por que neste momento, nos foi possível ver que temos a necessidade de buscar uma vida nova e uma transformação.
Querer subir ao monte requer oração e muito discernimento para saber que tipo de bagagem devemos levar, para não correr o risco de ficarmos no meio do caminho por excesso do peso que carregamos, peso das culpas, peso dos pecados, peso de nossas manias e vícios, assim como a bagagem da falta de perdão.
Muitas vezes procuramos subir aos montes para respirar o ar puro da criação, e entender quão maravilhosas são as obras do Senhor.
Quem fica na planície, não enxerga o horizonte da fé, não vê aquilo que o Senhor quer nos mostrar, quando ficamos na planície, não é possível que enxerguemos o que se vê do Alto.
Qual é o monte que devemos subir ou qual monte estamos no momento? Será que estamos no monte Tabor, que temos a possibilidade de ver nosso Senhor se transfigurar e mostrar o quão alvo devemos ficar diante Dele e ser outra pessoa? Ou será que estamos no monte das oliveiras? Onde entregamos ao Pai nossa agonia, nossa lágrima e muitas vezes até suamos sangue diante nossas limitações e nossas provações. Será que estamos subindo o Calvário?
Onde aceitamos o fato que sem Jesus não somos nada e o que basta é morrer para as coisas da carne e ressuscitar com Cristo.

Baseado na Homilia do Padre Gustavo Sampaio
Missa Celebrada dia 25 para 26/06/12 no Clube do Monte

“O Clube do Monte agradece ao Padre Gustavo, o presente que ele nos concedeu com essa Missa”

terça-feira, 19 de junho de 2012

O Melhor Professor...

"Felizes aqueles que, esperando na cruz, desceram até as águas" (De um Autor do século II)

                                       




"Feliz quem não se conduz segundo as normas dos ímpios, nem segue a estrada dos maus ou vem sentar-se com eles, mas ama a lei do Senhor, e dia e noite a media!
Ele será como a árvore plantada à beira do rio, que produz muito fruto a seu tempo e cujas folhas não secam.
Dá certo tudo o que faz, mas outra é a sorte dos ímpios, palha que o vento dispersa. Não poderão resistir no tribunal do juízo, nem sentarão pecadores na assembléia dos justos. Vela o Senhor com carinho sobre o caminho dos bons, enquanto a estrada dos ímpios só conduz à perdição."
(Salmo 1)

        Como é nítido o pedido do Senhor neste Salmo de que sejamos árvores plantadas as margens do Rio abundante, já que em nosso dia a dia, somos submetidos constantemente às coisas que não nós elevam a Deus, e na maioria das vezes caímos na opção de ser coniventes ou "convenientes" com a ditadura cultural mal resolvida na fé, aquela que prega que tudo é belo e maravilhoso e passa para a população mundial uma mensagem subliminar de que não é preciso ser de Deus para ser verdadeiramente feliz. Acreditamos em tudo o que nos empurram "goela abaixo" e ainda somos capazes de concordar que fazer justiça com as próprias mãos é um mau necessário para que nossa reação cause um efeito corretivo e transpasse para nossos governantes nossa indignação com a situação atual. Mas até quando?
Até quando vamos ficar brincando de ser Cristãos? viver uma fé "meia boca" e permitir que coisas erradas aconteçam. Não há mais tempo à perder. cada precioso minuto que ficamos sem evangelizar ou demonstrar que somos verdadeiramente de Deus, pode significar centenas de almas que se perdem por não presenciarem em nós um verdadeiro testemunho de vida.
            Não tomamos a decisão de ser Cristão para nos isolar das pessoas que não seguem a Cristo e muito menos excluir ninguém, pelo contrário temos a incumbência de levar o antídoto e não cair na armadilha de beber dos venenos do pecado.
            Este rio de água viva e constante está transbordando em graça e misericórdia e basta que estejamos enraizados nas margens deste rio, pois para uma árvore dar frutos, precisa estar nutrida.
Não espere o tempo passar para tomar essa decisão
Deus quer essa decisão
Deus quer restaurar sua vida.
Quer te fazer vencedor para que possas fazer vencedores.
O Senhor quer nos fazer pensar de uma maneira mais amorosa possível, quer te dar um pensamento que gera vida. Quer nos ensinar a buscar a docilidade sem que precisemos ser chatos.
Que nossa decisão de que "Jesus é o Senhor da minha vida", seja uma decisão irrevogável. 

Não podemos esquecer de quem nos ensina.
Jesus é o melhor professor com sua palavra viva! 

Baseado na partilha de Joe Alvarenga (madrugada de 18 para 19/06/12)

terça-feira, 12 de junho de 2012

Imagem e Semelhança

              Muitas e muitas vezes nós falamos que somos Imagem e Semelhança de Deus, assim como esta escrito "Façamos o ser humano à nossa Imagem e segundo nossa Semelhança" (Gen 1,26). Mas o que temos feito com o Dom que Deus nos deu de ser Imagem e semelhança? Quando nos irritamos com tudo e com os outros, será que estamos vivendo , e ou deixando o outro viver a Imagem de Deus?
                O que precisamos refletir é que Deus nos deu o dom da vida, não para que ela passe em branco, sem um proposito maior que viver o amor. Logicamente temos nossas particularidades, principalmente nos sentimentos, temos modos diferentes de pensar, sentir, agir , amar. É muito facil e muita pretensão do ser humando, querer que outro veja em nós a Imagem e semelhança de Deus, sem aceitar que o outro tambem pode e deve ser imagem e semelhança Dele para Nós. Nossos pensamentos egoistas nos levam a crer que somente os outros dependem de nós e achamos que somos auto suficientes para não precisar dos outros.
               Nosso aprendizado desta noite de 11/06 para 12/06, foi sobre tudo o gesto de gratidão. Agradecer ao Senhor e aos Irmãos, é um ato de amor ao próximo.
              Se praticarmos a caridade, e esta por consequencia retorna como gratidão, é como um espelho que reflete o gesto preticado. Não há como um espelho refletir um movimento ou gesto que nao foi realizado, se bem reflete o bem, Amor reflete amor e caridade reflete gratidão (ai pensamos: não são gestos diferentes??). Caridade reflete gratidão, por que muitas vezes quando temos carencia de algo, só poderemos ser gratos ao amor e paciencia do próximo.
              Praticar o Amor é viver Deus, é ser imagem e semelhança de Deus, pois Deus é a mais pura prova de Amor.
             Viver Deus diariamente, olhar para o Criador, estar unidos ao Senhor, faz com que nos tornemos cada vez mais parecidos com Ele. Cada Vez mais Imagem e Semelhança.
             Que possamos refletir, o que estamos fazendo com o Dom da vida? que Imagem de Deus estamos mostrando para o outro??
                                                        Boa Reflexão!


Baseado na partilha de: Makely de Paula Caçador (Madrugada de 11para 12/06/12)

terça-feira, 5 de junho de 2012

O Tempo de Deus está sempre correto


        Hoje em dia, vivemos a fase da alta tecnologia digital, dependemos da internet e do celular para tudo. Se esquecemos de pegar nosso celular quando saimos ou se ficamos um dia longe da internet e sobre tudo das redes sociais, parece que ficamos um ano isolados do mundo.
         Temos tempo para tudo, escola, trabalho, sair com os amigos, ficar horas em frente ao computador conversando com pessoas que estão muito longe e na maioria das vezes com pessoas que estão ao tempo todo próximas de nós. Mas e nosso momento com Deus? Onde fica nosso tempo para a oração? O nosso tempo de intimidade com o Senhor? Por que postar coisas bonitas e que falam de Deus, é até agradavel aos olhos de muitos, mas e o nosso coração? Será que está mesmo em sintonia com Cristo?
Nosso momento de intimidade com Deus é o momento de alivio. Quantas vezes em nossa comunhão, ao receber Cristo, colocamos verdadeiramente nossa alma diante da maior expressão de Amor? Permitir-se alegrar na Eucaristia, Sentir Cristo invadindo nosso ser e derramar lágrimas de Amor, a humildade da espera e da entrega. É uma troca recíproca, Cristo se entrega por você, e você se entrega a Cristo.
      Muitas vezes em nossa ansiedade para que as coisas aconteçam, tentamos apressar o tempo de Deus, não sabemos viver o tempo de espera, mas não aquela espera em que nunca ouvimos uma resposta. Deus dá o seu tempo nas entrelinhas e precisamos aproveitar o momento certo, para que depois não fiquemos remoendo arrependimentos. As lembranças não devem ser as que nos machucam ou nos "jogam na cara" coisas que fizemos e não agradava ao coração de Deus. As lembranças que devemos cultivar, são aquelas que nos fazem crescer.
           Nossa humanidade muitas vezes nos torna egoistas e nos leva a buscar nossos próprios interesses e que na maoiria das vezes não fazem bem à nossa espiritualidade.
           Que possamos deixar de lado aquilo que nos afasta de Deus, ao invés de Deixar Deus de lado.
            Que possamos buscar em Deus, nosso refúgio.

Texto baseado na partilha de: Carina Peres (dia 05/06/12)